Situado junto à praça de touros de Almeirim.  

 

Venha conhecer as nossas especialidades Gastronómicas ! 

 

 

 

Praça de touros daniel nascimento

CONHECER ALMEIRIM

HISTÓRIA DE ALMEIRIM

 

Encontrará na região de Almeirim as suas origens nos remotos grupos humanos que aqui se vieram fixar após as alterações das últimas glaciações.
Encontraram-se materiais do Paleolítico Médio, lascas Levados, passando-se de seguida para o Mesolítico. O Neolítico, o Calcolítico e o Período do Bronze também se encontram representados. O Período do Ferro marcou bastante esta região como provam as estações Arqueológicas Locais. 


Temos magníficas coutadas de caça, que se estendiam por uma grande extensão, a vizinhança de Santarém, as proximidades do Tejo e ainda de Lisboa, com fácil acesso, por via fluvial, Almeirim tornou-se, desde logo, no lugar preferido dos reis da II dinastia e a estância de Inverno frequentada por numerosos membros da Corte, de tal maneira que foi considerada a "Sintra de Inverno", no século XVI, como se menciona e se dizia que "em Almeirim se estava em pilha como sardinha"."Sintra de Inverno", tal com era conhecida pela Corte, Almeirim foi cenário de festas pomposas e casamentos entre Príncipes, Donzelas e Infantes, mas de todo esse passado que animou o Paço Real, nada existe hoje que nos fale do fausto dessa época.

Jardim da República

Fazia parte dos Largos que existiam em Almeirim, com o particular interesse de ter sido ali o Terreiro do Paço Real.


Perdido o "Paço", do qual ficou um Pórtico demolido em 1890, o terreno foi então transformado em Praça do Comércio, onde se comerciava, se realizavam festas populares e passeio público.


As grades foram colocadas primeiro num muro de tijolo e grade de madeira em 1891, para depois serem substituídas por ferro forjado em 1896.


Almeirim foi incluída, em 1930, numa zona de turismo, nascendo então o projecto de ajardinar aquele espaço, passando o mercado ali efectuado para o edifício do mercado coberto inaugurado em 1932, e que ainda hoje existe. A partir de então o jardim da república passou a ser considerado "a sala de visitas de Almeirim".

Praça de Toiros

Grandes tradições taurinas desde sempre. Almeirim viu ser construída, em terrenos que pertencem á Quinta da Alorna, uma praça de toiros em madeira com capacidade para 3000 pessoas. Tendo sido inaugurada em 22 de Outubro de 1938 foi palco de várias corridas, demolida mais tarde para dar lugar a uma moderna construção com excelentes condições não só para os artistas mas também para o público aficcionado.


Parte do património cultural da nossa terra, a praça de toiros como a conhecemos hoje foi inaugurada a 16 de Maio de 1954 por iniciativa de vários aficcionados almeirinenses representados por Manuel Laudácias, D. Luis de Margaride e Teodoro Prudêncio da Silva Santos, com lotação para 6700 espectadores. 

Contacto
Restaurante O Forno
(Almeirim)
Almeirim - Almeirim


Situado junto à praça de touros de Almeirim. Venha conhecer as nossas especialidades gastronómicas.

Largo Praça Touros 23
2080-030 ALMEIRIM
243 241 163
243 593 731